Formação Acadêmica
DOUTORADO EM ECOLOGIA APLICADA (Fevereiro 2024)
- Pesquisa “A temática socioambiental e a formação continuada de professores: uma proposta mediada por tecnologias digitais”. O objetivo deste trabalho foi o de propor e analisar um curso de formação intitulado “Temas Socioambientais na Escola”. O curso envolvia três principais conexões: temas socioambientais, metodologias ativas e participativas e, recursos digitais.
- Realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e Escola Superior de Agricultura “Luiz De Queiroz” (ESALQ) – USP.
MESTRADO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS (2019)
- Pesquisa “A construção de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável a partir da análise do entorno escolar”. O estudo tinha como objetivo a criação de indicadores de desenvolvimento sustentável para as áreas localizadas próximas a uma escola.
- Realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)- USP.
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS (2018)
- Pesquisa “Aula nas Nuvens: a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Educação Básica”. O estudo buscou analisar a formulação de um ambiente virtual com estudantes da educação básica sobre questões ambientais.
- Realizada na Universidade de São Paulo (USP).
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (2021)
- Pesquisa “O processo de avaliação por meio de uma Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle”. O objetivo deste trabalho foi o de propor um sistema de avaliação de competências e habilidades para educação básica por meio do AVA Moodle.
- Realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).
APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS NATURAIS (2015)
- Realizado na ESALQ/DER de Piracicaba, NEA Piracicaba e Estação Experimental de Piracicaba.
APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2014)
- Realizado na Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP.
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (2009)
- Trabalho de conclusão voltado para a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia.
Realizado no Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA Limeira.
Atuação Profissional
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Professor de Geografia (2024-Atualmente)
- Elite Piracicaba -SP
Professor de Geografia (2013 – Atualmente)
- Prefeitura Municipal de Charqueada – SP.
- Atividades e projetos voltados para a análise dos espaços geográficos onde estão inseridas as escolas de atuação. Aulas desenvolvidas com foco em metodologias ativas e participativas por meio do uso de recursos digitais. Alguns projetos desenvolvidos: Projeto Futuro Gênio (curso preparatório para o vestibulinho da ETEC), Censo Escolar (pesquisa sobre questões demográficas da comunidade escolar); Conhecendo o município (atividades de campo sobre a geologia, geomorfologia e hidrografia do município de atuação).
Professor de Geografia (2010-2016)
- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
- Participação no projeto de Educação Ambiental “Rio Corumbataí”. Atividades voltadas para investigação das áreas por onde o Rio Corumbataí percorre, desde a nascente à foz, com foco nas questões socioambientais (economia, geomorfologia, geologia e hidrografia).
- Prefeitura Municipal de São Pedro-SP
ENSINO SUPERIOR
Bolsista de Iniciação Científica (2016-2017)
- Pesquisa voltada para a formação continuada de professores.
- Agência de fomento: Santander/USP.
Educador-tutor no Curso de Licenciatura em Ciências – USP (2017-2018)
- Disciplinas da área de Geociências, Estatística, Educação e Ecologia.
Educador no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Agrárias (ESALQ) (2021)
- Disciplina de Didática.
Tutor no Curso “Água como elemento interdisciplinar nas escolas” (2018)
- Curso nacional oferecido pela USP de forma virtual para professores da educação básica.
Artigos, Livros, Dissertação e Tese
MORAES, CLAUCIANA SCHMIDT BUENO DE ; ROCHA, ISABELLA DE OLIVEIRA ; MOURA, Wilson Antonio de Lopes ; TOKUMATTO, PAOLA MANDETTA ; MARTIRES, GIULIA MALAGUTI BRAGHINI MARCOLINI ; BONARETTO, CINTHIA MARA VITAL ; NOLASCO, ADRIANA MARIA ; QUEIROZ, ODALÉIA TELLES MARCONDES MACHADO . Comparative Analysis of Federal and State Public Policies as an Instrument for Municipal Management: Solid Waste and Environmental Education. RGSA (ANPAD), v. 18, p. e09917, 2024.
MOURA, Wilson Antonio Lopes de; BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA . Desafios socioambientais e o papel da formação continuada de professores em Educação Ambiental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 19, p. 426-436, 2024.
AINE DO NASCIMENTO, LARISSA ; ANTONIO LOPES DE MOURA, WILSON ; NOVIS LEMOS MACHADO, LARA ; DA SILVA CARDOSO, LILLIAN . Divulgação Científica e Educação Ambiental nas Teses e Dissertações: Um Estudo a Partir da Plataforma EArte. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 52-75, 2022.
BONZANINI, T. K. ; MOURA, W. A. L. ; MOURA, M. S. L. A. ; FESTUCCI, V. B. M. ; FERNANDEZ, F. R. B. . As narrativas como fontes de reflexões sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 275-280, 2017.
MOURA, Wilson Antonio Lopes de; DANIEL, L. A. . O Estudo do Meio na Construção de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para o Entorno Escolar. In: MALHEIROS, T. F.; LOURENÇO, A. B.; GENTIL, D. F.; OLIVEIRA, D.; CARVALHO, F. A.; BRANDO, F. R.; CHAVES, J. M.; LAUTERT, L. F. C.; SHIMADA, S. O.; KETTLE, W.. (Org.). Práticas Interdisciplinares para o Ensino das Ciências Ambientais: Espaços Formais de Educação. 1ed.São Paulo: IEE-USP, 2024, v. , p. 59-68.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A formação continuada de professores em Educação Ambiental e os desafios socioambientais municipais: possibilidades no contexto escolar. In: Clauciana Schmidt Bueno de Moraes; Alexandre Marques Mendes, Tatiana Noronha de Souza. (Org.). Políticas públicas: cidadania, educação e sustentabilidade. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. , p. 339-347.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A relação entre tecnologia e ciência: o que pensam os estudantes do ensino fundamental. In: Adriana Hoffman; Andrea Vilella Mafra da Silva; Edmea Oliveira dos Santos; Walcéa Barreto Alves. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicações e tecnologias. 1ed.Rio de Janeiro: Faperj, 2020, v. 5, p. 838-844.
MOURA, W. A. L.; MOURA, M. S. L. A. ; FESTUCCI, V. B. M. ; BONZANINI, T. K. ; FERNANDEZ, F. R. B. . Interdisciplinaridade e o ensino de ciências: o professor compreende essa relação?. Educação no século XXI: Ensino de Ciências. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 9, p. 54-60.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A formação continuada de professores sobre os desafios socioambientais. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A formação continuada de professores em Educação Ambiental e os desafios socioambientais municipais: possibilidades no contexto escolar. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2022, Franca. Anais do o V Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2022.
OLIVEIRA, L. M. ; MORAES, C. S. B. ; PINTO, W. L. H. ; MOURA, W. A. L. ; MARCOLINI, G. M. B. . Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Construção e Demolição (RCD): Diagnóstico e diretrizes para a gestão ambiental urbana. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2022, Franca. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, 2022.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . Formação continuada de professores em Educação Ambiental: caminhos pedagógicos das atividades online. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologia, 2022, São Paulo. Anais do CIET:CIESUD:2022, 2022.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A relação entre tecnologia e ciência: o que pensam os estudantes do ensino fundamental. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro: XX ENDIPE, 2020. v. 5. p. 838-843.
MOURA, W. A. L.; BONZANINI, T. K. . A construção de uma AVA e as percepções dos estudantes sobre a tecnologia e seus impactos na sociedade. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2019, Bauru. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação, 2019.
MOURA, W. A. L.; DANIEL, L. A. . A percepção dos estudantes sobre o entorno escolar a partir da metodologia PEIR. In: VII Congresso Brasileiro de Educação, 2019, Bauru. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação, 2019.
MOURA, W. A. L.; MOURA, M. S. L. A. ; FESTUCCI, V. B. M. ; BONZANINI, T. K. ; FERNANDEZ, F. R. B. . Interdisciplinaridade e o ensino de ciências: o professor compreende essa relação?. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.
BONZANINI, T. K. ; MOURA, W. A. L. ; MOURA, M. S. L. A. ; FESTUCCI, V. B. M. ; FERNANDEZ, F. R. B. . Formação de professores e interdisciplinaridade: necessidades formativas para o ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2017, Viena do Castelo. Educação em Ciências em Múltiplos Contextos. Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2017.
Informações Complementares
Participação em eventos científicos nacionais e internacionais
- Congresso Brasileiro de Educação.
- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância.
- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
- Webinário de Formação de Professores – ESALQ 2020 (Organizador).
- Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales – Badajos/Espanha.
Participação como avaliador em eventos educacionais
- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
Bancas de Avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
- Unesp – Engenharia Ambiental.
- USP – Licenciatura em Ciências Biológicas.
Membro dos Conselhos
- Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS-FUNDEB-Charqueada (vice-presidente).
- Conselho de Educação – CME-Charqueada.
- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA-Charqueada.
Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância